Antitabagismo

Imagem para o programa Antitabagismo

O que é o programa

Parabéns por escolher sua saúde, ao decidir largar o cigarro! A Lapinha vem ajudando muita gente a chegar lá, com alta taxa de sucesso.

E quando o assunto é fumo, não há dúvida de que você deve fazer algo quanto antes. É perigoso ficar adiando. Bilhões de pessoas no mundo já foram iludidas e vitimadas pelo fumo. Não queira fazer parte dessa estatística desconcertante!

Para ingressar no programa anti-fumo da Lapinha com boas chances de sucesso, a condição sine qua non é (1) estar convencido de que o fumo é nocivo, de que é necessário largar (2) querer largar o cigarro e (3) decidido a fazê-lo.

Venha desfrutar o prazer de não fumar!

Duração

Fumante ocasional: ideal 10 dias ou programa compacto de 8 dias
Fumante moderado: ideal 15 dias ou programa compacto de 12 dias
Fumante Severo: ideal 3 semanas ou programa compacto de 15 dias

A duração do tratamento será definida pelo médico, em função da cada caso e da carga tabágica.

Valores

Acompanhamento clínico multidisciplinar
18 tratamentos
R$ 2.080,00 (j
á deduzido o crédito em massagens de R$ 477,00 do pacote)
Extensão do programa sob consulta.

Consulte valores de hospedagem.

O programa inclui

  • Dieta saudável, personalizada e não restritiva caloricamente;
  • Suplementos e medicamentos naturais e/ou alopáticos, com custo adicional;
  • Educação e conscientização através de consultas, reuniões e palestras;
  • Práticas de gestão do estresse e da ansiedade através de técnicas de respiração e diversas atividades de relaxamento;
  • Consulta médica inicial, uma reconsulta e consulta final;
  • Consulta com nutricionista, para plano alimentar do seguimento pós-Lapinha;
  • Consulta com fisioterapeuta, para adequação do plano terapêutico de massagens e hidroterapia;
  • Planilha individualizada de exercícios físicos;
  • Avaliação de composição corporal - bioimpedância;
  • Atividades físicas diversificadas em função das orientações médicas e dos demais profissionais;
  • Chás fitoterápicos;
  • SPA (sauna e outros banhos) + piscinas: conforme orientação e liberação médica;
  • Atividades coletivas, lúdicas e relaxantes: caminhadas, passeios, bingo, dança, música, respiração profunda;
  • Reencontro da paz interior, no Momento com Deus e Reflexão Bíblica;
  • Orientação para a saída, enfatizando-se o caráter indispensável do segmento com equipe multidisciplinar, especialmente psiquiatra e/ou pneumologista;
  • Exame laboratorial: glicemia, colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos e ácido úrico (na permanência de uma semana ou mais). 

Tratamentos:

  • 2 Acupunturas
  • 1 Watsu
  • 6 Pedilúvios
  • 1 Ducha Vichy
  • 1 Massagem de Liberação Muscular
  • 1 Bamboo Massagem
  • 3 Drenagens Linfáticas
  • 1 Massagem Tuiná
  • 1 Limpeza de Pele
  • 1 Tratamento Detox

Topo

COMO FUNCIONA O PROGRAMA ANTITABÁGICO LAPINHA

Antes de mais nada, o ambiente Lapinha, acolhedor, agradável, traquilizador e rodeado por uma natureza exuberante - oferecendo ar puro, água alcalina e alimentos orgânicos - é parte essencial e diferenciada do nosso programa de cessação do tabagismo. 

1 Definir carga tabágica e duração do tratamento na Lapinha:  (1) fumante ocasional, (2) moderado ou (3) dependência severa. Duração do tratamento: Ocasional 10 dias ou programa compacto de 8 dias. Moderado 15 dias ou programa compacto de 12 dias. Severo 3 semanas ou programa compacto de 15 dias. A duração poderá variar em função de cada caso e será definida pelo médico. Em linhas gerais, são essas. Em caso de dúvida, queira fazer contato conosco.

2Definir tempo de retirada do cigarro. Imediatamente, ou aos poucos. Cada caso, um caso, e deverá ser definido na consulta médica admissional. Ideal que a diminuição já comece a acontecer antes de chegar à clínica. Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

3  - Dieta. Alimentos estimulantes como café e álcool podem servir de gatilho para o cigarro, sendo, portanto, excluídos de nosso cardápio durante internamento. É interessante evitá-los antes e depois do internamento, em muitos casos. A dieta deve ser saudável e ao mesmo tempo não restritiva caloricamente, pois assim evitamos criar duas abstinências juntas: de cigarro e de calorias. Exceções a critério médico.   

4  – Suplementos e medicamentos (naturais e/ou alopáticos). Damos preferência aos medicamentos e suplementos naturais e fitoterápicos, reservando os convencionais para casos em que se imponham. Via de regra, começamos com um antioxidante natural somado a um polivitamínico e um ansiolítico herbal. Recomendável tomar água com limão quando desejo de fumar, entre outros compostos fitoterápicos, que serão deixados no quarto. A critério médico, serão necessários suplementos adicionais ou medicamentos convencionais, como antidepressivos, adesivos, indutores do sono, ansiolíticos, etc.

5Atividades físicas dirigidas, individualizadas.  São estimuladas, fazendo parte indispensável do tratamento, pois há fortes evidências de que ajudam a desviar o foco do momento da abstinência, melhoram o humor e propiciam melhores resultados. 

6 – Equipe multidisciplinar, que acompanha de perto o paciente e observa sua evolução, intervindo sempre que necessário.

7Educação e conscientização através de consultas, reuniões, palestras. O paciente é incentivado a participar dessas atividades.

8Práticas de gestão do estresse e da ansiedade através de técnicas de respiração e diversas atividades de relaxamento.  Há também momentos de conforto e reencontro espiritual, que independem da orientação religiosa do paciente, e que vêm oferecendo inegável auxílio.

9 – Tratamentos complementares, com acupuntura, hidroterapia, kneipp, massagens relaxantes e revitalizantes. Todo um roteiro de desintoxicação e revitalização.

10 – Orientação para a saída, enfatizando-se o caráter indispensável do segmento com equipe multidisciplinar, especialmente psiquiatra e/ou pneumologista. Em breve a Lapinha oferecerá esse acompanhamento nas grandes capitais, através de médicos e outros profissionais credenciados. 

Estudo científico em destaque

Um interessante estudo que reuniu 644 adolescentes na Croácia (onde a prevalência do tabagismo é alarmante), com idade próxima de 16 anos, mostrou que, embora a influência da educação sobre o início do tabagismo tenha sido estabelecida anteriormente, a realização de esportes foi identificada como um fator protetor significativo contra o início do tabagismo em adolescentes mais velhos. Os resultados devem ser utilizados no desenvolvimento de uma campanha preventiva contra o início do tabagismo 4

Referências

  1. ash.org. Acesso em outubro de 2017.
  2. ProchaskaJODiClementeCC.J Consult Clin Psychol.Stages and processes of selfchange of smoking: toward an integrative model of change.  1983 Jun;51(3):390-5.
  3. Diretrizes para Cessação do Tabagismo bras. pneumol. vol.30  suppl.2 São Paulo Aug. 2004.
  4. Zenic NBan DJurisic SCubela MRodek JOstojic LJelicic MBianco ASekulic D. Prospective Analysis of the Influence of Sport and Educational Factors on the Prevalence and Initiation of Smoking in Older Adolescents from Croatia. Int J Environ Res Public Health.2017 Apr 20;14(4).

Topo

Programas