Colesterol sob controle!

Será que está na moda ter colesterol alto? Cerca de 40% dos brasileiros apresenta o problema, mas menos da metade toma os devidos cuidados. Você não acha que esta elevada porcentagem é um convite para tomarmos uma atitude?

Primeiro precisamos saber do que se trata o famoso colesterol alto. Bom, nada mais é do que um tipo de gordura encontrada naturalmente em nosso organismo, e que é fundamental para o seu funcionamento. A “má fama” do colesterol vem da LDL, proteína que o transporta pelo corpo. O problema é que esse elemento acaba deixando rastros de colesterol pelo caminho, que se acumulam e formam placas de gordura prejudiciais à saúde.

Aí nos perguntamos: “por que isso acontece”?

O colesterol alto pode ser proveniente de uma dieta inadequada, falta de exercícios físicos e fatores genéticos. Mas independente da causa, deve ser tratado de todas as formas, pois pode ocasionar doenças relacionadas aos vasos sanguíneos, atingindo pernas, coração e até mesmo o cérebro. E ninguém quer ficar doente, né gente?

Então, seguem algumas dicas básicas para controlar o colesterol alto:
- Aposte em: cereais, legumes, verduras, frutas, aveia, gérmen de trigo, linhaça, gelatina, farinhas em geral, pão, queijo branco;
- Modere: nozes, amendoim, óleos, margarina, chocolate amargo;
- Evite: carnes gordas, frutos do mar, carne de porco, embutidos, frios, ovo, chocolate, leite integral, creme de leite, frituras, queijos amarelos, bolos industrializados, biscoitos recheados, sorvetes;
- Substitua o leite e seus derivados integrais por produtos desnatados;
- Mantenha uma dieta que não contenha gordura saturada e hidrogenada;
- Beba suco de uva roxa;
- Pratique exercícios regularmente;
- Mantenha o peso ideal;
- Controle fatores de risco, como a pressão alta;
- Elimine o tabaco e bebidas alcoólicas;
- Faça exames periódicos com acompanhamento médico – às vezes é necessário um tratamento específico.

Resumindo, não há segredo: precisamos nos cuidar, principalmente fazendo a manutenção da SAÚDE! Só desta forma evitaremos doenças e uma vida sem bem-estar!

Veja que bacana esta pirâmide de alimentos feita pela Universidade de Harvard. Ela pode te auxiliar em uma alimentação balanceada:

Uma ideia sobre “Colesterol sob controle!

  1. Veo que por un plato ased babeamos todos.Para las que me moecntan lo de la operacif3n bikini, teniendo en cuenta que aqued todaveda no ha salido ni el sol y que si voy a la playa me tengo que dar proteccif3n muy alta, pues que no he pisado arena este af1o y si lo hago, tampoco tengo problemas en ponerme el bikini, a estas alturas no hay mucho que hacer bfno?.Para las patatas fritas crujientes lo que suelo hacer es cortarlas muy finitas y freedrlas con aceite muy caliente todo el rato sin poner demasiada cantidad de patatas en la sarte9n y tomarlas nada me1s cocinadas. Se9 de algunos que las congelan cortadas y las freden sin descongelar en aceite muy caliente.

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