Sem exageiros

Com tantas festas, jantares, encontros e confraternizações, não há quem não saia da rotina saudável no fim do ano! Mas você não precisa colocar o seu estilo de vida e a alimentação saudável totalmente a perder, dá sim para passar por esse período tranquilamente com alguns cuidados.

Quer ajuda? Olho nessas dicas da Revista Saúde!

1. BOTE OS DENTES PARA TRABALHAR
Mastigar bem faz toda a diferença. Quanto mais  fracionar o alimento, mais fácil a digestão.

2. COMA MENOS E MAIS VEZES
Excesso de comida faz volume no estômago. Diminua o tamanho das refeições principais e faça pequenos lanches entre elas.

3. PREFIRA OS ALIMENTOS DE FÁCIL DIGESTÃO

Alguns itens, como as frutas, os grãos integrais e as verduras, passam mais rapidamente pelo intestino e azeitam seu funcionamento.

4. CAPRICHE NAS FIBRAS, MAS SEM EXAGERO

Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdômen estufado. Estão presentes nas frutas, hortaliças e nos produtos integrais, mas exagerar na dose pode ter o efeito contrário, provocando cólicas e inchaço.

5. TROQUE OS REFINADOS POR INTEGRAIS
Deixe de lado o pão, o arroz, a farinha e a massa convencional e opte pelas versões integrais na sua mesa.

6. MANEIRE NO SALGADO
Evite alimentos muito condimentados ou salgados. Excesso de sódio provoca retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo, inclusive na barriga.

7. BEBA ÁGUA, MUITA ÁGUA
Pelo menos dois litros ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação – e o aumento do volume abdominal.

8. DÊ UMA CHANCE PARA A GORDURA DO BEM
Alguns tipos de gorduras, como a mono e a poliinsaturada – em doses moderadas -, agem contra os pneuzinhos e são capazes de baixar o índice glicêmico da refeição. Azeite de oliva, abacate e frutas oleaginosas, como a castanha-do-pará e a amêndoa, tão comuns nas festas de fim de ano, são boas fontes dessa gordura.

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